Detoxificação Iônica e Nutricional

O processo de detox Nutricional busca eliminar os compostos químicos que agridem nossas células, e essa limpeza deve ser feita em diversos órgãos, mas principalmente no fígado (60%) e no intestino (20%). Para ocorrer de forma eficiente, é necessário garantir hidratação adequada e incluir na alimentação diversos nutrientes, como aminoácidos, vitaminas do complexo B, ácido ascórbico, tocoferol, vitamina A, ferro, cálcio, magnésio, selênio, cobre, zinco, colina e alguns compostos fitoquímicos, como os presentes no brócolis e na couve. Esses vegetais, além de alguns temperos, como cúrcuma, salsinha, alecrim e pimenta, e fitoterápicos como o dente-de-leão. Salsaparrilha e cavalinha colaboram na limpeza da sobrecarga de poluentes e toxinas potencializando esse nosso sistema.


Faça  escolhas inteligentes e alimente sua saúde:

Brassicas: couve, agrião, rúcula, brócolis, couve-flor, repolho, couve-de-bruxelas, rabanete, mostarda e nabo. Estes vegetais possuem compostos enxofrados como os glicosinolatos e S-metil-cisteína-sulfóxidos, que possuem alta capacidade anti-oxidante e ações anti-carcinogênicas.
Chá verde:Usado para diminuir o colesterol e prevenir o surgimento de doenças cardíacas, também é bom para desintoxicar o fígado e contribui para a eliminação da celulite.
Cacau: O alimento reduz a ansiedade, combate a depressão e dá sensação de bem-estar.
Frutas em geral, principalmente as vermelhas: mirtilo, açaí, romã, amora, framboesa. Essas frutas contêm alto teor de polifenóis, dentre eles flavonoides, ácidos fenólicos, antocianinas e procianidinas, além de vitamina C, folato, potássio e fibra solúvel. Dentre todos esses componentes nutricionais, o ácido elágico é um dos que tem atraído maior atenção dos pesquisadores na atualidade. Isso porque a substância é um potente antioxidante, que pode atuar impedindo a formação de radicais livres – moléculas que promovem o envelhecimento precoce e estão associados à etiologia de doenças crônicas – ou protegendo as células contra os radicais livres.
Ervas aromáticas: orégano, alecrim, sálvia, manjericão, pimenta (vermelha) e especiarias, como canela, cravo, noz-moscada, são alimentos benéficos para o organismo porque possuem atividades antimicrobiana, anti-inflamatória, anticancerígena, melhoram a digestão, diminuem os níveis de colesterol e, por ter efeito termogênico, aceleram o metabolismo, ajudam a emagrecer.
Gengibre e açafrão da terra: Possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos.
Algas: Como nori, kombu, wakame, hijiki são excelentes fontes de fibra, minerais e fitonutrientes. São alimentos seguros para saúde, usadas extensamente na medicina chinesa com benefícios terapêuticos, pois estimulam o metabolismo e a circulação, ajudam a controlar o peso, e ativar as nossas defesas.
Brotos de feijão, bambu, alfafa e trevo que possuem alto teor de folato, são fontes de proteínas, antioxidantes – como as vitaminas A, C e E -, vitaminas do complexo B e ferro. Previnem a oxidação de gorduras no sangue, inibindo a formação de radicais livres no organismo.
Alimentos vermelhos e alaranjados: A cenoura, abóbora, tomate, beterraba, melancia, manga e mamão de alimentos deste grupo rico em alfa e betacaroteno que protegem a saúde da pele, olhos e coração. Esses carotenoides têm ação antioxidante, fortalecendo o sistema imunológico.

O consumo regular desses alimentos, associado à uma rotina saudável de sono, exercícios físicos e práticas como meditação, yoga e drenagem linfática, é de extrema importância para potencializar a capacidade de detoxificação do organismo e, assim, reduzir os efeitos deletérios da exposição a diversas toxinas.

WhatsApp chat